Sala de aula – Parte 3: Como finalizar uma aula?

"Sala de aula: Como finalizar uma aula?"Como finalizar uma aula de forma que os alunos entendam por completo a explicação? A conclusão feita em sala de aula é essencial para o entendimento do conteúdo e a sua aprendizagem efetiva.

Ao final da aula, é importante que o instrutor utilize uma metodologia eficaz para fixar os tópicos lecionados.

Abaixo estão algumas sugestões de como finalizar a aula:

  • Responda as questões levantadas no início da aula que ajudarão os estudantes a entenderem o conteúdo e o raciocínio feito durante a aula;
  • Resuma brevemente o conteúdo da aula (você pode resumir ou fazer perguntas de forma cronológica, ou seja, na ordem em que os tópicos foram lecionados) e comente o que será dado na próxima aula;
  • Comente com os alunos o que será feito com o conteúdo lecionado nesta aula (trabalhos, atividades, desafios);
  • Peça para resumirem as ideias chaves do conteúdo lecionado;
  • Reforce o que você espera que eles aprendam com o conteúdo mostrado;
  • Pergunte por e responda as questões dos estudantes;
  • Sugira uma questão que terão que responder na aula seguinte;
  • Passe para os estudantes um jogo educativo sobre o tema abordado na aula para que eles possam fixar o conteúdo de forma lúdica. A plataforma GoEduca oferece jogos educativos de todas as disciplinas da educação básica com geração de relatórios de desempenho. Assim, você poderá visualizar a efetividade da condução da sua aula.

Essas são algumas sugestões de como finalizar uma aula para efetividade da transmissão do conteúdo. Porém, vale ressaltar que todas essas formas são sujeitas a adaptações de acordo com os objetivos da sua aula e com o tipo de audiência (série, níveis de dificuldade, disciplina).

Evite deixar para concluir o assunto na aula seguinte, principalmente se as aulas forem distantes uma da outra, para não perder a linha de raciocínio dos estudantes e concretizar as ideias chaves.

Experimente em suas aulas e veja qual ou quais delas serão mais efetivas!

Experimente goeduca.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *