Sala de aula – Parte 2: Como conduzir uma aula?

"Sala de aula - Parte 2: Como conduzir uma aula"

Chegamos na sala de aula e surge a dúvida: Como conduzir uma aula? Como atuar para que os alunos fiquem focados durante a explicação?

A condução de uma aula é essencial para o desenvolvimento do raciocínio acerca do conteúdo, aprendizagem efetiva e aproveitamento correto do tempo.

Durante a aula, é importante manter a atenção dos estudantes e seguir uma linha de ideias que se encaixem para que eles construam o conhecimento.

Quais métodos utilizar para conduzir uma aula?

  • Permita flexibilidade durante a explicação do conteúdo para as perguntas e comentários dos estudantes. Esse momento é essencial para você perceber se os estudantes estão entendendo o conteúdo da forma apresentada ou se será necessária outra abordagem;
  • Determine os pontos chave que serão desenvolvidos durante a aula. Quando qualquer detalhe ou tópico é discutido ou quando muitas ideias são apresentadas e não são bem desenvolvidas, os estudantes costumam perder o foco e o raciocínio não é bem desenvolvido;
  • Organize a aula em uma ordem lógica. Abaixo estão algumas sugestões:
    Causa e efeito: A descoberta das partículas subatômicas por Thompson revolucionou a compreensão da matéria e repercutiu no mundo científico levando à elaboração do modelo planetário por Rutherford e Bohr.
    Cronológica: O primeiro modelo atômico foi elaborado por John Dalton. Após Dalton, Thompson sugeriu o modelo “pudim-de-passas” e, em seguida, Rutherford e Bohr sugeriram o modelo planetário, sendo o mais aceito atualmente.
    Tópicos: Sobre os modelos atômicos, iremos estudar qual cientista elaborou cada um, os experimentos utilizados, as hipóteses e o nome do modelo.
    Problema e solução: Antes da teoria atômica de Rutherford-Bohr, os cientistas não sabiam como os átomos interagiam. A partir do modelo planetário, foi possível entender que os átomos interagem por compartilhamento ou troca de elétrons.
    Contraste: Comparar vantagens e desvantagens dos modelos atômicos sugeridos.
    Enumeração: Primeiro, iremos estudar o modelo atômico de Dalton, e em um segundo momento sobre o modelo sugerido por Thompson e, depois, sobre o modelo planetário de RutherfordBohr.
    Lei-exemplo-lei: Átomos de cargas diferentes se atraem (cátions e ânions). Por exemplo, os átomos de sódio (Na+ ) e cloro (Cl- ) se atraem e formam o sal de cozinha (NaCl) chamado na química de cloreto de sódio. Aqui ficou exemplificado que átomos de cargas diferentes se atraem (repetição da lei dita no início).
    Exemplo-lei: Os átomos de sódio (Na+ ) e cloro (Cl- ) se atraem e formam o sal de cozinha (NaCl) chamado na química de cloreto de sódio. Aqui ficou exemplificado que átomos de cargas diferentes se atraem.
  • Elabore exemplos para clarear e enfatizar as ideias chaves;
  • Elabore transições entre os conceitos para mostrar a relação sobre as ideias chaves;
  • Use materiais audiovisuais ou de apoio;
  • Durante a aula, verifique se os estudantes estão entendendo o assunto por meio de:
    Perguntas específicas sobre o conteúdo que está sendo lecionado. Não pergunte somente: “Alguma dúvida?”;
    Apresente um problema ou situação que requeira uso do conteúdo lecionado para os estudantes elaborarem a solução;
    Observe as expressões e as ações dos estudantes enquanto explica. Procure por expressões de confusão, falta de atenção, concordância, esclarecimento, conversas, anotações no caderno etc. Toda expressão que signifique um feedback direto do entendimento do estudante em relação à aula.

Essas são algumas sugestões de como conduzir uma aula para efetividade da transmissão do conteúdo. Todas essas formas são sujeitas a adaptações de acordo com os objetivos da sua aula e com o tipo de audiência (série, níveis de dificuldade, disciplina). Experimente em suas aulas e veja qual ou quais delas serão mais efetivas.

Para dar continuidade na absorção do conhecimento ministrado em sala de aula, experimente personalizar jogos digitais na GoEduca. Assim, você poderá ficar atento às individualidades do aluno e promover a construção do conhecimento de forma divertida.

Na GoEduca, enquanto o aluno joga, os professores e os gestores recebem relatórios de desempenho individual dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *