É possível ter motivação para estudar?

Por que nos sentimos mais animados em fazer certas atividades do que outras? Como podemos tornar os estudos mais interessantes? É possível controlar nosso engajamento? Os principais conceitos necessários para responder essas perguntas estão relacionados com os aspectos psicológicos da motivação.

Quais são os tipos de motivação?

Existem dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca.

A motivação intrínseca está relacionada com a personalidade de cada indivíduo, com as coisas que são interessantes e empolgantes para ele. Por isso, é constante.

A motivação extrínseca está relacionada com os incentivos do meio externo, ou seja, existe algum tipo de recompensa ou se quer evitar uma punição. Uma vez que o incentivo externo deixa de existir, a motivação cessa.

O que nos motiva a fazer algo?

Nossa motivação está diretamente ligada com nossas necessidades. Nesse sentido, a teoria de Maslow é uma das mais importantes teorias sobre o assunto. O autor defende que as necessidades estão organizadas em níveis, numa hierarquia de importância e influência.

Motivação e jogos digitais

Em uma análise ampla, os jogos digitais apresentam aspectos muito mais interessantes do que outras atividades, justamente por envolverem vários elementos da hierarquia de necessidades de Maslow. Os jogadores buscam a garantia de recompensas, o reconhecimento e a reputação, bem como a socialização com outros jogadores.

Assim, torna-se importante a inclusão de jogos digitais no contexto escolar, a fim de motivar os alunos quanto aos estudos. Isso significa tornar as tarefas escolares mais interessantes, agindo diretamente na motivação intrínseca, que é constante.

Alternativa de jogos educativos digitais

Tendo em vista essa necessidade de alternativas de jogos digitais que sejam educativos, a GoEduca é a solução. O ambiente dispõe o conteúdo de forma integrada aos jogos, direcionado ao aluno levando em conta o seu perfil.

Enquanto o aluno se diverte jogando, é motivado para consumir o conteúdo de alguma disciplina e então se torna ator principal de seu aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *