Aprendizagem Significativa

Muito se tem ouvido falar sobre aprendizagem significativa. Essa teoria de aprendizagem não foi inventada neste século, mas está ganhando força e sendo cada vez mais defendida por se caracterizar em uma aprendizagem eficaz e com sentido para os sujeitos. Mas o que é aprendizagem significativa? E quais os benefícios dessa forma de aprendizagem?

O que é aprendizagem significativa?

Aprendizagem significativa é uma teoria de aprendizagem criada por David Ausubel em 1963. Aprendizagem significativa é um processo de aprendizagem em que as novas informações a serem aprendidas se relacionam com o conhecimento consolidado prévio que o estudante possui, ou seja, a aprendizagem significativa acontece quando a nova informação a ser aprendida (transformada em conhecimento) ancora-se em conhecimentos preexistentes na estrutura cognitiva do estudante.

A aprendizagem significativa objetiva a construção do conhecimento com base no que o aluno já sabe (conhecimento consolidado prévio).

Quais os benefícios da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa propõe que as novas informações se liguem ao conhecimento prévio do estudante para assim essas novas informações fazerem sentido para ele. Essa ligação da nova informação com conhecimentos pré-existentes é o que dá sentido real a ela.

Essa forma de aprendizagem faz com que as novas informações se consolidem com referência no que o estudante já sabe e por isso ela faz mais sentido para ele. Construir conhecimento com base em conhecimentos prévios faz muito mais sentido para o estudante e torna a aprendizagem eficaz porque esse novo conhecimento estará ligado aos outros e não desconectado.

Como obter dados reais sobre o que o estudante já sabe?

Além das avaliações tradicionais como as provas e testes, as escolas podem investir em ferramentas que avaliem o desempenho dos estudantes enquanto promovem maior engajamento, pois dessa forma os dados tendem a ser mais condizentes. Os estudantes ao realizarem as avaliações formais tendem a ficarem nervosos e até mesmo ficarem com o famoso “branco” na memória.

Se a escola adicionar às suas práticas ferramentas didáticas como, por exemplo, os jogos educativos digitais da GoEduca, que entregam relatórios acerca do desempenho dos estudantes, potencializam a aprendizagem e aumentam o engajamento, terá um acervo de dados reais sobre o desempenho individual de cada aluno obtidos em momentos lúdicos.

GoEduca torna-se um grande aliado das escolas porque além de promover maior engajamento e potencializar a aprendizagem, mensura o desempenho dos estudantes enquanto jogam e se divertem. Com os dados obtidos nos jogos digitais, é possível analisar juntamente com os dados obtidos no cotidiano escolar para mensurar o nível de desenvolvimento real do estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *